Nossa História

Como tudo começou 

4 DSC_0253

O antigo canil

Por anos a Sociedade Lavrense de Proteção aos Animais/SLPA, em parceria com a prefeitura de Lavras, acolheu cerca de 300 cães em uma área alugada às margens da BR 265. Os animais encontravam-se em condições extremamente precárias de alojamento, saúde e bem estar, e seu número extrapolara a capacidade local. Em 2010, o proprietário do terreno solicitou sua devolução e um grupo de voluntários, impulsionados por uma solicitação do filósofo José Trigueirinho Netto, se uniu à SLPA e assumiu o serviço.

Primeira ação: Campanha Mãos à Obra, vamos construir um novo canil

O batizado do Parque

No dia 21 de junho de 2010, a Prefeitura Municipal de Lavras cedeu por 30 anos um local à SLPA, através de um Contrato de Concessão de Direito Real de Uso. No local funcionava o matadouro municipal de bovinos e suínos. Toda a sua estrutura física foi reformulada e adaptada para receber os cães.


Construção e reforma

Em 30 de agosto de 2010 teve início a construção e reforma de galpões com baias, que possuem um solário e uma parte coberta. Para cuidar dos cães, foi reformado um galpão, que passou a se chamar Casa de Cura com: duas enfermarias para portadores de doenças infectocontagiosas e uma enfermaria para cães em pós-operatório, sala cirúrgica, ambulatório, sala de expurgo, farmácia, depósito de ração, almoxarifado, cozinha dos animais, sala de banho e tosa, lavanderia, rouparia, banheiros e refeitório para voluntários e funcionários. Hoje a capacidade dos recintos encontra-se extrapolada pelo excesso de cães. O projeto se inspirou no Abrigo Picolina: canil modelo membro da WSPA (World Society of Animal Protection), em Avaré – SP.

Antes e depois

A chegada dos cães

No dia 30 de janeiro de 2011, os cães do antigo canil começaram a ser transferidos para o Parque Francisco de Assis.

Compartilhe: