Preocupação com o meio ambiente – sistema de transformação de resíduos

30

set, 2011

O Parque Francisco de Assis , além de se preocupar e cuidar da saúde dos seus cães abandonados, se preocupa com o meio ambiente e todo o reino vegetal. Nos últimos meses o Parque Francisco de Assis (PFA) vêm ganhando forma e um turbilhão de idéias e projetos estão moldando o local, principalmente pela ajuda de voluntários que doam suas energias em prol do reino animal. Esta ligação estabelecida tem proporcionado melhorias no acolhimento e cuidado aos animais, contribuíndo ainda na concientização dos visitantes que por aqui passam. Inúmeras histórias já foram relatadas entre a relação dos voluntários do PFA com os cães, muitas transformações já foram feitas, principalmente a irradiação da alegria aos corações carentes. Os cães, apesar de não terem donos, expressam a pureza da alegria, que contagia até o mais duro coração.  Um sistema de tratamento ou de transformação de resíduos é a chave do equilíbrio entre os reinos e a garantia do bom funcionamento do PFA. Resumidameante os estágios são :  

1- remoção manual dos resíduos (pás e carrinhos) e separação do resíduo sólido dos líquidos   

2- momento em que os funcionários passam a lavar as baias e os solários(resíduos se misturam à água e são conduzidos por uma tubulação que os leva a uma caixa de passagem)

3- os resíduos sólidos retirados nos estágios I(remoção manual) e II (sedimentação na fossa séptica) são destinados ao leito de secagem.

4- etapa de filtragem natural da água, este processo busca imitar a natureza, onde será construído um canal com esta finalidade.

A operação de deposição do resíduo no leito de secagem é feita diariamente, sendo adicionado na sequência uma camada de cal para elevar o ph do composto, reduzir o mal cheiro e contribuir para eliminação total ou parcial dos microorganismos patógenos. É um processo de esterilização do material, para posteriormente surgir os organismos decompositores. Este processo de incorporação do cal ainda está em estudo no PFA. Como experiência, percebe-se que os mecanismos tradicionais de tratamento devem ser constantemente observados e verificada sua relação e funcionamento. A utilização dos resíduos produzidos deve ser encarada como uma alternativa viável, sendo assim, novas idéias sempre serão bem vindas e analisadas. Queremos  fazer o tratamento adequado e totalmente sustentável dos dejetos dos cães, com o propósito de transformar tudo isto em fontes bioaprovetiáveis como biofertilizantes ou energia. Com a ajuda de todos conseguiremos fazer um trabalho exemplar. Quem tiver mais idéias, quiser saber mais detalhes sobre o sistema de transformação de resíduos PFA ou  puder ajudar neste trabalho entre em contato conosco. Obrigada a todos.

Compartilhe: